top of page

Aquele mal jeito, e a dor nas costelas

  • Foto do escritor: Ariane Baggio
    Ariane Baggio
  • 24 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

 



Naquele dia de arrumar o armário, você foi pegar uma sacola no alto do guarda roupa e aí sentiu uma fisgada nas costelas. A partir daí você começou a sentir um incômodo na região das costelas e a dor ainda corre para a barriga. 

  Geralmente este tipo de lesão ocorre após levantar um peso, após ter tomado um golpe ou após uma queda, mas pode aparecer também por um movimento simples, como o de levar o braço para pegar algo. 

  Este tipo de dor ocorre por um problema mecânico nas costelas. Sim, um problema mecânico, pois a costela se articula com os ossos da coluna, existe uma mecânica, uma engrenagem para as costelas se movimentarem. Uma disfunção nas costelas pode então afetar os nervos que passam por ali.  



ree

Como você vê na imagem, o nervo subcostal fica entre as costelas e o impacto de um golpe, de uma queda ou o excesso de força ao levantar um peso faz com que os músculos intercostais se espasmem (fiquem muito tensos) e fechem os espaços entre as costelas comprimindo os nervos que passam entre elas. 

  Estes nervos estando comprimidos pelas costelas geram dor e a dor se irradia para a barriga pois é até onde o nervo passa, assim como um fio elétrico. 

 


ree

imagem 

  Os nervos são como fios elétricos que conduzem eletricidade, eles levam a eletricidade para o músculo se contrair e haver os movimentos, mas também nos enviam informações de dor. 

E o que fazer para aliviar essa dor nas costelas


ree


"Pela minha experiência como fisioterapeuta, o que mais vi dando resultado no alívio deste tipo de dor era com a prescrição de exercícios, articulares."




ree

  Não exercícios de força e sim exercícios de ganho de mobilidade da articulação das costas. 

 No vídeo acima, mostro como são utilizados estes exercícios, pois é um tipo de movimento que você precisa ver alguém fazendo para entender e poder fazer da mesma maneira. 

A intenção deste exercício é a de desbloquear esta articulação que está pinçando o nervo.  



  Mas para estes exercícios serem prescritos corretamente é necessário a ajuda de um fisioterapeuta, pois quando existe o bloqueio da articulação nem todo movimento ajuda. Terá o movimento que vai liberar a passagem do nervo e o movimento que vai pinçar ainda mais o nervo. 

  Eu fico por aqui, assista também o vídeo acima para ver os exercícios articulares, espero que  possam te ajudar.  

 

 

   

 
 
 

Comentários


Logo Osteopatia

Contato

Endereço

Redes sociais

(11) 974748316

abaggio23@gmail.com

Avenida Nazaré 1139

CEP: 04263-100

São Paulo-SP

Instagram: @aterapeutamanual

TikTok: aterapeutamanual

Youtube: aterapeutamanual

@ 2025 por A terapeuta Manual. Todos os direitos reservados.

bottom of page