Dor Lombar e suas inúmeras causas, a identificação da causa do problema, ajuda muito no tratamento.
- Ariane Baggio
- 9 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de ago.
Quem nunca sentiu dor na coluna lombar em algum momento da vida, ou agora neste momento está sentindo esta dor que incomoda tanto.
Quando dizemos coluna vertebral, as pessoas imaginam ossos e músculos. Porém será que a coluna lombar é só isso mesmo?
Há uma infinidade de estruturas conectadas e relacionadas na coluna, abra um livro de anatomia, ou pesquise por imagens de anatomia no Google e você irá se surpreender com tantas estruturas. Até para os estudantes universitários, é difícil aprender e entender sobre a Anatomia Humana.

Mas voltando ao assunto, saiba que várias estruturas podem estar causando as dores que você sente neste momento. Irei citar um exemplo, se você sente dores apenas quando passa muito tempo sentado, esta dor pode estar ocorrendo devido espasmo muscular, neste caso o músculo está fatigado (cansado), por ficar por muito tempo em contração para manter a mesma posição.
Porém em outros casos a origem da dor é mais complexa e exige um melhor entendimento do profissional que atende o paciente que sofre. Certa vez atendi uma paciente que sentia dores lombares terríveis, na avaliação cheguei a conclusão que a dor vinha de problemas intestinais, pois quando eu colocava a mão na região intestinal a dor na coluna lombar aliviava muito, perguntei se ela tinha alguma doença no intestino, ela disse que não porém se lembrou que anos atrás tinha sido internada devido uma grave infecção intestinal.
No caso desta paciente, a atendi com Osteopatia, liberei as aderências em seu intestino causadas possivelmente pela sequela da grande inflamação que ocorreram na época da infecção intestinal.

Os sintomas da dor lombar melhoraram e como continuação do tratamento desta paciente pedi a ela que continuasse com o tratamento Osteopático e que também procurasse uma Nutricionista e ao médico Gastroenterologista.
"Relatei esta minha experiência profissional com uma paciente que sofria com dores lombares, para quem lê o texto entender sobre a complexidade do corpo humano. É necessário muito estudo do profissional Fisioterapeuta, para visualizar o paciente além de uma coluna vertebral ou de apenas músculos.
Fico por aqui por hoje, espero que o leitor tenha entendido um pouco sobre a saúde da coluna lombar, que não depende apenas de ossos e músculos, e sim da boa saúde em geral".
Deixe seu email na página inicial para receber notificações de novos conteúdos sobre osteopatia e saúde.






Comentários